11 Maio Os reflexos do coronavírus em seu plano de previdência
A pandemia do coronavírus é o assunto mais comentado em 2020, pois além da saúde, reflete diretamente na economia e até mesmo no comportamento social. O Presidente da Diretoria Executiva do OABPrev Santa Catarina, Dr. Ezair Meurer, responde abaixo a alguns questionamentos frente à crise atual.
Quais são os desafios nos investimentos neste momento?
Em 2020 – até março – o Ibovespa já teve uma queda de 36,86%, sendo 29,90% negativo somente em março. Mesmo em uma entidade como o OABPrev-SC, onde a alocação em Renda Variável é baixa, esse movimento inevitavelmente afeta a rentabilidade. A Renda Fixa também é impactada, com a redução da taxa Selic e aumento das taxas de títulos públicos. Porém há expectativa de estímulos fiscais e monetários pelos diversos governos globais. No Brasil se pretende injetar R$ 700 bilhões na economia nos próximos três ou quatro meses, é uma medida que busca minimizar os impactos nas pessoas físicas e jurídicas. Mesmo assim, o mundo todo sentirá os efeitos dessa volatilidade por um tempo, até a situação voltar à normalidade.
É possível ter estratégias para ter algum tipo de aproveitamento durante uma crise como esta?
Os desdobramentos sobre esta situação ainda são incertos, não há como prever com exatidão os resultados de uma crise mundial dessa magnitude. Porém, o OABPrev-SC tem uma Política de Investimentos bastante conservadora, já que seu principal objetivo é o pagamento dos benefícios de previdência complementar. Os recursos são investidos no mercado financeiro buscando obter a melhor rentabilidade, liquidez e solidez. Mesmo neste cenário, oportunidades se apresentam e a Entidade, que está mais do que nunca atenta ao mercado, investe em ativos que fazem sentido no longo prazo.
Então, é importante pensar a longo prazo quando falamos em previdência complementar?
Sim, por administrar recursos de longo prazo, o OABPrev-SC está sempre preparado para as movimentações econômicas que ocorrem durante os anos. Ao longo dos seus de 15 anos, a Entidade superou inúmeros desafios – como cenários econômicos instáveis – mas sempre se preparou, trabalhou, olhou para frente e fez aquilo que é o seu principal objetivo: honrar seus compromissos com os participantes e na gestão dos Planos de Benefícios e da Entidade.
Como a gestão atua para superar estes momentos de adversidade?
Diretoria, conselhos e equipe técnica tem uma profunda responsabilidade e compromisso na estabilidade da Entidade. Entendemos que em momentos como este temos que estar ainda mais atentos e unidos, na direção do que é importante para os participantes e assistidos. Devido às circunstâncias, estamos com a maioria do nosso quadro de colaboradores trabalhando em sistema de home office (cada um em sua casa), todos bastante focados e em constante contato, fazendo reuniões por videoconferência e trocando informações para tomar as decisões mais acertadas. Temos uma equipe muito enxuta, mas altamente qualificada para enfrentar qualquer desafio e atender aos participantes e assistidos em suas necessidades diárias.
É correto afirmar que o OABPrev-SC permanece em condições de pagar todos os benefícios?
Sim, nossa missão é instituir e administrar planos de benefícios com excelência, oferecendo segurança financeira aos participantes e assistidos. Mesmo durante a crise, nossa governança permanece fortalecida e nossos investimentos são sólidos, fortes e resilientes.
Quais soluções do OABPrev-SC os participantes e assistidos podem utilizar neste momento?
Em razão da pandemia, o OABPrev Santa Catarina, como fonte provedora de renda a muitas de famílias, tem um papel importante nesse momento – além de promover a manutenção dos benefícios mensais, se mobiliza para tentar minimizar o impacto na renda das famílias dos participantes ativos estimulando àqueles com dificuldades que façam a suspensão de seus planos até que este período de turbulência tenha se normalizado.
Como está sendo realizado o atendimento aos participantes e assistidos neste momento?
Suspendemos o atendimento presencial temporariamente, em razão da evolução da pandemia, seguindo as recomendações da OMS – Organização Mundial de Saúde e do Governo do Estado de Santa Catarina. E, visando preservar a saúde dos colaboradores e o andamento do trabalho, a maioria das equipes trabalham em sistema home office, sem qualquer prejuízo ao andamento das atividades.
Recomendamos que utilizem a área restrita do site para acesso ao Informe de Rendimentos (vale lembrar que a Receita Federal postergou a entrega da declaração anual do imposto de renda para 30/06/2020), boletos, extratos, simulações, entre outros. O e-mail contato@oabprev-sc.org.br, o chat no site e o número (48) 3222-7440 também estão disponíveis para atendimento das 9h às 12h e das 13h às 18h durante os dias úteis. Qualquer alteração em nosso atendimento será atualizado em nosso site e redes sociais.
Nossos processos estão sendo feitos preferencialmente de forma digital, que é mais ágil e prática, facilitando muito.
Nos colocamos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas, de forma rápida e transparente.
Por fim, queremos deixar aqui uma mensagem de calma e otimismo – aos poucos, certamente tudo irá se ajustando e a pandemia e a crise irão passar, mesmo que demore um pouco. Enquanto isso, estaremos aqui, fortes e seguros em nosso compromisso de atuar com excelência e profissionalismo na gestão dos recursos dos planos de benefícios do OABPrev Santa Catarina. Estamos juntos.