Investimentos garantem rentabilidade no OABPrev-SC

Investimentos garantem rentabilidade no OABPrev-SC

A rentabilidade do plano OABPrev-SC em 2018, apesar da grande volatilidade encontrada na economia brasileira, primeiro pela greve dos caminhoneiros e posteriormente pela eleição foi de 6,84%, com uma rentabilidade mensal de aproximadamente 0,53%. Quem pensou no futuro aplicando recursos no fundo de previdência dos Advogados catarinenses também se saiu melhor do que aqueles que utilizaram a tradicional poupança, que rendeu apenas 4,63% no ano, também para quem tem investimentos em CDB o CDI fechou o ano em 6,42%.

O resultado alcançado com estratégias seguras e sem agregar riscos à carteira está coerente com a política econômica brasileira no ano, cuja estimativa de inflação ficou abaixo da meta de 4% e regularidade pelo Copom da taxa Selic, que fechou o ano em 6,50%. Comparando os resultados acumulados dos últimos quatro anos, a entidade está com rentabilidade acumulada de aproximadamente 52,04%, enquanto o CDI é de aproximadamente 51% e o índice de referência (INPC+5%) de 51,9%, consolidando os ótimos resultados.

Os principais investimentos do plano foram concentrados em papéis de baixo risco de crédito e principalmente no segmento de Renda Fixa, com destaque as aplicações em NTN-B (Notas do Tesouro Nacional) de emissão do Tesouro Nacional e rendimentos corrigidos pela inflação mais juros, esses ativos são importantes na administração de recursos de aposentadorias, pois protegem as reservas individuais dos participantes e assistidos da alta inflacionária e também se destacam pelos vencimentos em longo prazo compatíveis com os compromissos que o plano OABPrev-SC possui para o futuro.

O ano de 2018 foi importante para a entidade também em crescimento de patrimônio. Os ativos aumentaram 11,11%, passando de R$ 153 milhões no ano de 2017 para um ativo de R$ 170 milhões em 2018, tendo mais de 8.000 participantes ativos e 92 participantes em gozo de benefício.