20/09/2017
PREVIDÊNCIA PRIVADA CRESCE, APESAR DA CRISE
Aumento de contribuições é de quase 5% no primeiro semestre, embalado pelas incertezas da Reforma da Previdência

Existem no Brasil cerca de 15 milhões de pessoas que pagam previdência privada com o objetivo de complementar os rendimentos na aposentadoria. As estimativas são da FenaPrevi, a Federação Nacional de Previdência Privada e Vida. Embalados pela crise na Previdência e a dificuldade de reforma proposta pelo governo, os planos de previdência privada estão chamando a atenção do brasileiro, mesmo em época de crise.

Nos seis primeiros meses deste ano, as contribuições aos planos de previdência privada somaram R$ 54,46 bilhões. O resultado é 4,81% maior que o montante acumulado nos primeiros seis meses de 2016, segundo apurou a FenaPrevi junto a 67 seguradoras e entidades abertas de previdência complementar no País.
O professor Eliezer Martins Diniz, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (Fearp) da USP, diz que os planos de previdência privada são uma boa alternativa para os trabalhadores planejarem suas aposentadorias, mas é preciso pesquisar antes de contratar o plano.
“Dependendo das taxas de administração, rendimentos e burocracia alguns planos podem se tornar  desinteressantes”, conclui.

Fonte: Jornal da USP