Em breve iremos descontinuar o suporte para o seu navegador. Atualize-o para uma versão mais moderna. Fechar
(48) 3222 7440 | (48) 3222 7450

ACESSE SEU PLANO


SALDO, EXTRATOS,
BOLETOS E FORMULÁRIOS.

NOTÍCIAS

09/06/2017
OABPREV-SC DISCUTE DESAFIOS DA PREVIDÊNCIA E DA LONGEVIDADE EM WORKSHOP COM ESPECIALISTAS

Em comemoração aos 12 anos de atividades, o OABPrev-SC organizou workshop para discutir os desafios da previdência e da longevidade. O evento, na noite de 8 de junho, reuniu mais de cem pessoas na sede da OAB/SC para ouvir orientações de especialistas sobre o tema. O evento abordou três aspectos fundamentais: o caráter social da previdência, com o juiz Carlos Alberto Pereira de Castro; o lado institucional do governo Federal e as regras burocráticas que muitas vezes impedem a concretização de uma previdência com benefício digno, com José Edson da Cunha Junior, ex-secretário da SPPC; e, para fechar a noite, Nilton Molina, presidente do Instituto da Longevidade e referência nacional na área da previdência privada, ministrou aula sobre a importância da longevidade, da produtividade e da previdência social. O workshop foi mediado pelo jornalista Roberto Azevedo.
“Pelo público presente, pelas explanações diferentes de áreas completamente distintas, chegamos à conclusão de que o evento foi muito positivo, um verdadeiro sucesso!”, afirmou o presidente do OABPrev-SC, Ezair Meurer. “Deu para perceber que a nossa instituição tem que ‘sair de casa’, levar as informações sobre previdência complementar para o nosso público alvo e assim fomentar a educação financeira e a conscientização sobre a necessidade de investir agora para ter um futuro melhor. Estamos muito satisfeitos com o resultado desta iniciativa”, complementou.
O juiz Carlos Alberto Pereira de Castro fez um apanhado geral sobre o sistema previdenciário brasileiro, todas as mudanças ocorridas ao longo dos últimos 20 anos e destacou a importância e a necessidade de uma nova reforma na previdência, visto que o Brasil está se tornando um país de idosos e em pouco tempo não poderá pagar mais esta conta. “Não vim para dar boas notícias, mas para despertar a consciência do que devemos fazer. E não basta olhar apenas para nós, temos de ser solidários, pensar à frente”.
No segundo painel, o administrador de empresas José Edson da Cunha Junior falou sobre as perspectivas para a previdência complementar no Brasil. Fez um diagnóstico do cenário atual, falou da necessidade de ser previdente e sobre os impactos da reforma da previdência na previdência complementar, também destacando que há necessidade de ajustes no atual regime previdenciário, tendo como principais desafios a crescente longevidade, os custos elevados com a saúde, as grandes mudanças nos cenários econômico e social, e a falta de educação financeira e previdenciária. “Os jovens acham difícil abrir mão de recursos hoje, em prol de uma velhice melhor, lamentavelmente isso é cultural”.
Com muito bom humor e simpatia, o consultor Nilton Molina encerrou a noite com sua palestra sobre longevidade, produtividade e previdência social privada. Aos 81 anos de idade, disse que trabalha com muito prazer e com muita vitalidade. “O que o mundo sabia sobre aposentadoria não existe mais. As coisas mudaram, por isso o conceito do OABPrev não é mais o da aposentadoria, mas o da renda extra”, ressalta. Segundo Molina, com o aumento da longevidade, é um absurdo as empresas negarem emprego para pessoas com mais de 60 anos. Daqui a pouco o governo não conseguirá mais pagar a previdência. Então, quem vai pagar essa conta daqui a 40 ou 50 anos, questionou. Segundo Molina, com reforma ou sem reforma o autônomo deve esperar cada vez menos da Previdência Social e investir em previdência privada para conseguir trabalhar menos, mas sem ter que se aposentar. Para ele, o ideal é fazer uma boa previsão para o futuro, com planejamento, perspectiva e bom humor. Disse que sempre fica preocupado quando o convidam para falar sobre longevidade, “porque as pessoas podem me ver como amostra grátis”, brincou.
 

CONHEÇA NOSSOS SIMULADORES



Atendimento

Previc

Notícias Anteriores

2017-07-02
INSTITUIDORES
Esquerda Direita
(48) 3222 7440 | (48) 3222 7450
Av. Hercílio Luz, 639. Ed. Alpha Centauri, sala 211.
Centro - Florianópolis - SC. CEP: 88020-000
  • OABPrev-SC - Fundo de Pensão Multipatrocinado da Ordem dos Advogados do Brasil
  • Todos os Direitos Reservados
Stock Info - Gerenciamento da Informação