27/05/2016
CORTE DESPESAS PARA O SUCESSO FINANCEIRO

O competente Beto Sicupira, um dos fundadores da Ambev, lembra que as empresas devem controlar seus custos de forma permanente para obterem o sucesso financeiro. É dele o ensinamento de que “custo é como unha, tem que cortar sempre”.
Isso vale para as pessoas físicas também. No decorrer dos meses e anos, vamos agregando pequenos gastos para a nossa vida e quando percebemos nossas “despesas fixas” dispararam e isso diminui consideravelmente o dinheiro disponível para investir. Seja frugal e viva abaixo de sua renda. Quem se aventura a viver a vida financeira que não pode, compromete o futuro sem necessidade.
Seja criativo e diligente. Se for o caso, troque seu imóvel para um menor (ex: se os filhos foram para faculdade), tenha um carro mais econômico (e com seguro mais barato) ou até se livre dele, se você não necessitar. Analise a possibilidade de dispensar a empregada doméstica e contratar uma faxineira. Se o imóvel for pequeno, você pode até dispensar esse serviço, que não está barato.Rompa mitos e defenda seu precioso dinheiro.
Tenha uma planilha atualizada com tudo que você gasta e fique de olho nas suas despesas. Ensine isso para todas pessoas de sua família também. Corte tudo que for desnecessário e aplique essa “queima de gorduras” no Tesouro Direto ou um CDB. Assim, seu dinheiro vai crescendo com mais juros compostos dessa economia (que você não contava) ao longo dos meses e anos.
Fonte: Educação Financeira para Todos