Em breve iremos descontinuar o suporte para o seu navegador. Atualize-o para uma versão mais moderna. Fechar
(48) 3222 7440 | (48) 3222 7450

ACESSE SEU PLANO


SALDO, EXTRATOS,
BOLETOS E FORMULÁRIOS.

NOTÍCIAS

19/09/2017
ATÉ QUE IDADE VOCÊ ESTÁ PREPARADO FINANCEIRAMENTE PARA VIVER?

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente, a expectativa de vida do brasileiro é de 75 anos. Alguns cientistas afirmam que já nasceu a pessoa que viverá até os 150 anos. Você já parou para pensar se está preparado financeiramente para viver até quase – ou mais de – 100 anos?
Nós, brasileiros, até nos preocupamos com o futuro, mas, de certa maneira, não conseguimos poupar para a aposentadoria, por falta de conhecimento, planejamento e educação financeira. O fato é que ainda não criamos o hábito de poupar, vivemos muito do imediatismo, muitas vezes até mesmo por influências do marketing ou pela facilidade de crédito e parcelamento dos últimos anos.
Mas o que muitas pessoas se esquecem é que, ao se aposentar, aumentam os gastos com remédios, convênio médico e despesas domésticas, enquanto que a renda provinda do INSS, geralmente, diminui. Além disso, já estão ocorrendo várias mudanças no sistema previdenciário e, para não depender apenas do INSS no futuro, o momento de começar a pensar na aposentadoria tranquila é agora.
Segundo o Ministério da Previdência, o sistema previdenciário está perto de ficar insustentável – a situação começará a se complicar daqui a 15 anos – e, em 2060, já não haverá recursos suficientes para as aposentadorias e pensões. Não precisamos nem ir muito longe, basta ver a situação dos aposentados do Rio de Janeiro que estão com muita dificuldade para receber seus benefícios.
Ainda existem também as mudanças que estão havendo nas estruturas das famílias e a taxa de fecundidade que vem em constante declínio no Brasil nos últimos anos. Para termos uma ideia, o país já registrou uma das mais elevadas médias mundiais de filhos por mulher, porém essa situação foi revertida com o passar dos anos. Segundo o IBGE, em 2003, a média de filhos por família era de 1,78, já em 2013, essa média passou para 1,59.
Ainda de acordo com dados do IBGE, hoje, no Brasil, apenas 1% dos aposentados são totalmente independentes e não precisam mais trabalhar ou depender de ajuda de familiares, amigos ou caridade.
Então, diante de todas essas informações, o que você tem feito para se preparar para sua aposentadoria? Não preciso nem dizer que a solução está na educação financeira.
Muitas pessoas tentam várias técnicas para organizarem suas finanças, como planilhas, aplicativos, aumentam a renda com venda direta ou até mesmo serviços, mas não percebem que, para que o resultado seja efetivo, o principal está na mudança de comportamento e hábitos e em colocar como prioridade seus sonhos/objetivos em seu orçamento financeiro.
Se você sonha em ter uma aposentadoria sustentável quando chegar na idade em que quiser desacelerar o ritmo de vida e parar de trabalhar por necessidade, sem depender do INSS, está na hora de colocar esse sonho de longo prazo no seu orçamento e fazer com que seja uma prioridade no seu dia a dia, com mudanças significativas e eficazes.
Não é simples mudar hábitos e comportamentos, mas quando seus sonhos passam a ser prioridade no seu orçamento, você começa a pensar duas vezes antes de continuar agindo da mesma maneira e, a partir do momento em que você começar a realizar seus primeiros sonhos, sentirá uma felicidade e um prazer tão grande que nunca mais vai querer parar.
Priorizar sonhos no orçamento e na vida é algo relativamente simples e, se você quer ter uma aposentadoria sustentável, basta mudar a forma como você faz seu orçamento mensal. Ao invés de receber o salário e pagar as contas primeiro, verificando somente no final do mês se sobrou dinheiro para investir, faça ao contrário, ao receber seu salário, separe o dinheiro dos objetivos (incluindo a aposentadoria) e, com o restante, pague as contas, readequando o padrão de vida.
Algumas pessoas acham que, dessa forma, não terão dinheiro para pagar as contas, mas, quando você começa a colocar seu sonho como prioridade e entende que educação financeira está relacionada a hábitos de consumo, você muda a forma de se relacionar com o dinheiro e encontra formas de economizar na despesas mensais. Além disso, o prazer de realizar sonhos será tão grande que você encontrará motivação para continuar pensando antes de agir compulsivamente ou gastar demais com supérfluos.
Independente da idade, comece a pensar e programar a sua aposentadoria ainda hoje, porque quanto antes você começar, menor vai ser o esforço que terá que fazer para garantir a aposentadoria sem depender de INSS ou ajuda de parentes e/ou terceiros.
Fonte: DSOP Educação Financeira
 

CONHEÇA NOSSOS SIMULADORES



Atendimento

Previc

Notícias Anteriores

2017-07-02
INSTITUIDORES
Esquerda Direita
(48) 3222 7440 | (48) 3222 7450
Av. Hercílio Luz, 639. Ed. Alpha Centauri, sala 211.
Centro - Florianópolis - SC. CEP: 88020-000
  • OABPrev-SC - Fundo de Pensão Multipatrocinado da Ordem dos Advogados do Brasil
  • Todos os Direitos Reservados
Stock Info - Gerenciamento da Informação