17/08/2016
NOVO AUMENTO DE IMPOSTOS E O PAPEL DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Henrique Meirelles, o atual Ministro da Fazenda informou na segunda feira, 15 de agosto de 2016, que a equipe econômica já está atuando nas projeções econômicas atreladas à arrecadação de tributos para decidir até o final deste mês se haverá um novo aumento de impostos a ser aplicado à toda população.
Os dados elaborados pela Receita Federal já foram encaminhados à equipe econômica do Governo para subsidiar este estudo.
A justificativa usada pela equipe econômica para o aumento de impostos é a que a Economia brasileira já dá sinais de melhora. Assim, poderia ajustar o Equilíbrio Fiscal, disse o Ministro.
O Brasil já possui uma das maiores cargas tributárias do mundo. Nesse cenário, um aumento da já pesada carga tributária agravaria a crise econômica.
Grande parte das pessoas com menor renda já está ficando sem dinheiro por causa dos efeitos nocivos da inflação.
Isso sem falar do desemprego, com a taxa batendo a 11,03% no trimestre encerrado em julho de 2016. A população desempregada já cresceu 4,5% em relação a março deste ano.
Em muitas empresas e órgãos federais, os acordos coletivos de trabalho não vem repondo sequer o IPCA com pagamento integral. Há casos de reposição parcelada e a perda real dos trabalhadores já é evidente.
E não podemos nos esquecer dos servidores estaduais do Rio de Janeiro, que chegaram a ficar com 3 meses de salários atrasados.
Todos estão sentindo os efeitos da crise econômica e a situação não é nada favorável. Quem achou que não seria atingido, enganou-se.
Aumento de impostos e o perigo iminente
Apesar da crise econômica, muitas pessoas continuam gastando mais do que ganham. Isso é muito perigoso, pois o cenário futuro não é nada amigável.
Infelizmente, muita gente confunde ativos com passivos. Quando você compra um carro, está comprando um passivo. Um passivo é algo que gera despesas. Um ativo é algo que gera rendimentos. Falo sobre eles no artigoRenda, ativos, passivos e a grande armadilha.
Muitas pessoas se preocupam somente com o presente e se esquecem de pensar na aposentadoria, no futuro. Com um cenário destes, agora é a hora de se pensar em todas as alternativas possíveis para cortar gastos excessivos, investir melhor e aumentar a renda.
Um excelente investimento é a educação. Investir em novas habilidades para ter chances de aumentar a renda é uma solução em vista. As pessoas não podem ficar na zona de conforto. Devem buscar se aprimorar para ganhar mais, empreender, conseguir um emprego ou cargo melhor e dominar novas línguas.
A zona de conforto dá às pessoas uma falsa sensação de segurança. Nossa mente é programada para nossa sobrevivência, não para gerar riquezas.
A forma mais eficiente para a conquista de uma vida confortável é sair da zona de conforto.
Agora é a hora certa para isso. Não deixe para depois. Se esforce um pouco mais. Estude mais horas por dia, vá além, de forma que possa ter um futuro digno de quem se esforça ao máximo.
O Papel da Educação Financeira
Aumento de impostos significa menos dinheiro no bolso da população, por isso você deve buscar extrair o máximo da Educação Financeira neste momento.
Você precisa planejar o seu futuro.
Existem coisas que não podemos intervir, mas em outras podemos. Escolha colher frutos de abundância no futuro e não de escassez.
Quando você consome tudo a prazo está vendendo a sua felicidade futura para os fantasmas das incertezas, sobre os quais você não pode intervir. Quando você poupa e investe dinheiro, você assume o controle da sua vida financeira e adquire mais liberdade de escolhas.
Evite dívidas e compras a prazo. Quite as dívidas que possui. Evite ao máximo o uso do cheque especial e rotativo do cartão de crédito. Quem paga a parcela mínima do cartão, paga juros de mais de 400% ao ano.
Reveja suas crenças sobre dinheiro. Busque alternativas mais rentáveis sobre investimentos. Leia livros, jornais e faça cursos sobre investimentos. Desenvolva a sua inteligência financeira. Fonte: Investmeta